Componentes - 2 Sleep

Passiflora incarnata

A Passiflora incarnata, também conhecida por flor da paixão ou planta do maracujá, é uma planta medicinal utilizada na preparação de infusões, tinturas e remédios fitoterápicos para acalmar o nervosismo e combater a ansiedade e a insônia.Os chás, tinturas e os comprimidos de Passiflora incarnata podem ser encontrados em farmácias e drogarias, e só devem ser consumidos se forem recomendados pelo médico ou farmacêutico.

Para que serve

A Passiflora tem na sua composição passiflorina, flavonoides, C-glicosídeos e alcaloides, com propriedades sedativa, calmante, sonífera e hipnótica, sendo por isso útil no tratamento da ansiedade, tensão nervosa, insônia e dificuldade de concentração.

Quando não tomar

A Passiflora está contraindicada para pessoas com alergia aos componentes da fórmula e não deve ser consumida com bebidas alcoólicas, nem com outros medicamentos calmantes, com efeito sedativo ou anti-histamínico. Além disso, também não deve ser ingerida em simultâneo com aspirina, varfarina ou heparina, antiplaquetários e anti-inflamatórios não esteroides, porque pode levar a sangramentos.Este fitoterápico também não deve ser consumido durante a gravidez, nem por crianças com menos de 12 anos de idade.

Griffonia simplicifolia

A Griffonia simplicifolia é um arbusto, também conhecido como Griffonia, originária da África Central, que possui grandes quantidades de 5-hidroxitriptofano, que é uma substância precursora da serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.O extrato desta planta pode ser usado como auxiliar no tratamento de alterações do sono e ansiedade.

Para que serve

De modo geral a serotonina é um neurotransmissor que regula o humor, o sono, a atividade sexual, o apetite, o ritmo circadiano, temperatura corporal, sensibilidade à dor, atividade motora e funções cognitivas.Por ter na sua composição o triptofano, um precursor da serotonina, a Griffonia simplicifolia serve para ajudar no tratamento de de alterações do sono, ansiedade e depressão endógena.Além disso, esta planta medicinal também pode ser utilizada para combater a obesidade, uma vez que o 5-hidroxitriptofano é uma substância que diminui o apetite por alimentos doces e gordurosos.

Quando não tomar

A Griffonia simplicifolia está contraindicada para grávidas, mulheres a amamentar e pessoas que estejam a fazer tratamento com remédios antidepressivos, como fluoxetina ou sertralina, por exemplo.

Valeriana

A Valeriana é um dos fitoterápicos mais popularmente utilizados na insônia. Seu uso tem sido relatado desde os tempos da Grécia antiga e Roma. Encontra-se descrita em dispensatórios, compêndios oficiais e farmacopéias. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade da Valeriana no tratamento da insônia, por meio de uma revisão de artigos científicos.

Créditos: